Apresentação

Como cheguei aqui

Sempre gostei de indicar filmes e compartilhar informações, sensações e opinião pessoal sobre eles. A atividade cinematográfica é uma das minhas paixões. Optei aqui por indicar 3 filmes por mês, manifestando a minha opinião como um simples espectador, compartilhando algumas informações sobre os filmes selecionados. Espero que o resultado seja agradável para quem visitar.

Enquanto for interessante, estarei por aqui...


Cinema Paradiso (Itália/França, 1988)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lady Vingança (“Chinjeolhan geumjassi”)

Eu indico
Lady Vingança (Coréia do Sul , 2005)

Geum-ja passou os últimos 13 anos na cadeia, devido ao cruel assassinato de um garoto de 7 anos. Durante esse período, ela planeja sua vingança contra o sujeito que a obrigou a assumir a culpa pelo crime.

A abertura apresenta a música tema, imagens com tons claros, muito branco e tinta vermelha (ou sangue) forte, e termina com um close nos olhos de uma mulher com pálpebras pintadas de vermelho. As cores (e a música) são bem usadas durante o filme, dando um contraste visual marcante. Aos poucos tanto a história da personagem vai sendo mostrada quanto o seu plano, na medida em que a trama avança e retrocede no tempo. A narração fica por conta de outras personagens, como as prisioneiras que fizeram amizade com Geum-ja. É interessante perceber o olhar das mulheres sobre a personagem, e a sensibilidade feminina desta é um elemento adicionado à história que já possui um tema forte: vingança. Ao mesmo tempo em que o ódio transforma o coração puro desta bela mulher, está presente a visão feminina, madura e sensível, quando por exemplo a personagem busca pela aceitação da própria filha. Associando ao título em inglês “Sympathy for Lady Vengeance” (Simpatia pela Sra. Vingança), somos levados a torcer por ela e a temê-la por seus atos. Existe também uma violência psicológica misturada com a ânsia por justiça verdadeira e decisões pesando sobre os ombros de pessoas tão normais quanto cada um de nós.

A trilogia da vingança:
"Lady Vingança" é o terceiro filme da denominada "Trilogia da Vingança", que começa com "Mr. Vingança" e segue em "Old Boy". Esses 3 grandes filmes coreanos foram dirigidos por Chan Wook Park, sendo que os enredos são independentes, entretanto o tema vingança faz a grande ligação entre eles. Personagens injustiçados que decidem fazer a justiça com as próprias mãos e se vingar de quem os fez mal. É marcante como as coisas são até as últimas conseqüências, com grandes surpresas e reviravoltas.

__________________________________
Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário