Apresentação

Como cheguei aqui

Sempre gostei de indicar filmes e compartilhar informações, sensações e opinião pessoal sobre eles. A atividade cinematográfica é uma das minhas paixões. Optei aqui por indicar 3 filmes por mês, manifestando a minha opinião como um simples espectador, compartilhando algumas informações sobre os filmes selecionados. Espero que o resultado seja agradável para quem visitar.

Enquanto for interessante, estarei por aqui...


Cinema Paradiso (Itália/França, 1988)

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

[ESPECIAL] Duas visitas privilegiadas

Ano passado tive a oportunidade de visitar a sala de projeção do Cinema do Museu, aqui em Salvador, Bahia. Muito legal observar e tentar entender as explicações do projecionista sobre como funciona o projetor de 35mm. Hoje em dia quase não existe mais este modelo de projetor, já que foi substituído aos poucos, desde 1999, pelo projetor digital, onde um filme cabe num HD externo.

Eu olhando a película de filme em 35mm, que passa
pelo projetor e se transforma em imagem em movimento
Agora uma breve explicação deste projetor de 35mm: para obtermos a sensação de movimento, precisamos ver uma sequência de imagens estáticas a uma velocidade mínima de 12 imagens por segundo. No cinema, essa velocidade é de 24 frames (imagens estáticas) por segundo. As películas de cinema são fitas que contém uma sequência de frames, que serão reproduzidas de forma que, a cada 1 segundo, 24 imagens sejam projetadas na tela. Ao lado dos frames fica a faixa de áudio, onde é gravado o som do filme, e nas bordas ficam os furos de tração, que se encaixam nos dentes de engrenagens (rodas dentadas) para movimentar a película pelo projetor.

Componentes básicos de um projetor
Projetor de 35mm

Já neste ano, aproveitei a ida a Nova York para conhecer um museu com coisas de cinema. Para quem é cinéfilo e tiver a oportunidade, recomendo visitar o Museum of the Moving Image, que fica no Queens. É o único museu nos Estados Unidos dedicado a “imagens em movimento”. Por isso, muitas exibições relacionadas a cinema pode ser vistas. Provavelmente é um dos melhores museus sobre cinema do mundo. Abaixo, algumas fotos que tirei no museu:

Exibição do filme O Cantor de Jazz (The Jazz Singer, 1927),
considerado o primeiro filme falado
Vários projetores antigos, evoluídos com o tempo
A boneca utilizada para a personagem em
O Exorcista (The Exorcist, 1973)
Cartazes de filmes mais antigos
Máquina para você criar sua própria animação
em stop motion
Uma das primeiras máquinas de exibição de filmes.
Na época, você pagava um níquel, encostava o olho e
girava a manivela para ver o filme passando
(à esquerda, provavelmente o primeiro filme do King Kong)
O ator James Jean (1931 - 1955), num
quadro com vários retratos de atores,
atrizes e diretores famosos
Para se guiar no museu
__________________________________
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário